Projeto Mídia e Idéias
Vânia Moreira Diniz- Escritora Presidente da ALB/DF, cadeira nº1. Membro do Conselho Superior da ALB. Doutora em Filosofia Univérsica. Ph.I. Filósofa Imortal. Humanista. Gestora Cultural. Tenho 18 livros publicados.
Como você sente a arte de escrever, o que representa para você e quem te influenciou nesta arte?
Vânia- Sinto-a como uma necessidade premente, quase compulsiva e que pratico desde os 7 anos de idade e representa desde dessa idade minha principal realização.Meu avô, Raymundo de Monte Arraes era escritor e foi ele que me influenciou fortemente e é o meu patrono na vida literária.
Para conhecê-lo é só ir no link abaixo e terá mais detalhes.
Em 2010 qual tua atuação literária e quais os projetos para 2011?
Vânia- Em 2010 publiquei o livro de poemas “Letras da Vida”, tomei posse na Academia de Letras do Brasil/ Seccional Brasília como Presidente, e indiquei 19 escritores para a Academia, lancei muitos escritores, atualizei mais de 2000 poetas em meu portal, escrevi em 5 colunas como fazendo parte da equipe fixa, entrei em projetos para divulgação da literatura, atuei em meus grupos : de literatura e de pessoas especiais e fiz um trabalho social-literário nas cidades satélites de Brasília.
Em 2011 pretendo continuar esse intenso trabalho, publicar um livro e agora em fevereiro entrar no projeto salão do Livro latino americano que será realizado na UNB e depois disso seguir trabalhando como fiz todos esses anos.
Poesia, Letra de Música, Contos, Receita de Médico, enfim, qualquer texto, pode ser musicado, como propõe Anand Rao no Projeto Música Poética? Que achas desta loucura?
Vânia-Acho impressionante porque presenciei sua arte ontem no “Café com Letras” e fiquei envolvida pelo seu amor à música. Só assim se explica essa fantástica habilidade de conseguir num momento transformar em música poética qualquer texto. Arte. Arte e amor.
Qual a tua opinião sobre o trabalho do Anand Rao e o que esperas da tua participação no projeto Música Poética?
Vânia- Gostei muitíssimo. Não conhecia pessoalmente seu trabalho, mas ontem como um passe de mágica consegui absorver a sua potencialidade. Como poeta, ficarei emocionada com minha poesia entrelaçada a outra forma de manifestação artística.
Achas que o artista alternativo, independente, não famoso deve ser remunerado? Como estás vendo a remuneração destinada a você no Música Poética?
Vânia- Penso que tem que ser remunerada porque será o início da profissionalização do escritor. Tenho conviccção que a remuneração no Música poética poderá ser o início do reconhecimento da profissão.
Anand Rao costuma dizer que o show só vai encher se o poeta o divulgar pois, ele se apresenta muito e o público se dilui em suas apresentações. Como pretendes divulgar o Projeto e sua apresentação?
Vania – Com apenas dois dias para fazê-lo pretendo divulgar nos meus grupos e entre os escritores e leitores que tenho contato em Brasília. Meu portal é de divulgação e vou fazer uma chamada na página principal e também enviar para os sites que em trabalho.
Quem você indicaria para participar no Música Poética de 2011 como também, 2012?
Vânia –Abrigo em meu Portal escritores das mais diversas características e muito talentosos.Qualquer um deles poderá ser escolhido. Não cito alguns porque não gostaria de ser injusta. Aceitei o projeto e sei que ele fará justiça com escritores que merecem um trabalho tão meritório.
Alguma coisa ficou pendente que gostarias de colocar nesta entrevista?
Vânia – amei a literatura desde a minha infância. Por isso continuarei a escrever intensamente até o meu último suspiro como fez meu avô e patrono. E vou me integrar de corpo e alma nesse projeto também divulgando meus amigos que forem escolhidos para fazer esse trabalho. Só o aceitei porque vi a qualidade e a arte e dedicação de Anand Rao. Realmente talentoso e um e um artista ao primeiro olhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário