O CORAL ALEGRIA, grupo de canto coral que completará, neste ano, 10 anos de existência e atuação ininterrupta na cidade de Brasília, foi criado no dia 24 de outubro de 2001. Composto basicamente por cantores voluntários da Comunidade Brasiliense, foi idealizado pelo prof. Victor Boccucci, Patrono do Coral, e é regido por sua esposa, a profa. Ana Boccucci, única regente do Coral, ao longo de toda sua existência. O Coral Alegria conta atualmente, em suas apresentações, com uma equipe de 20 coralistas.
B. Objetivos do Coral Alegria
(1) Divulgar e cultivar a memória da melhor música brasileira de todos os tempos, tendo enfatizado em seu repertório a presença de grandes autores como Pixinguinha, Braguinha, Tom Jobim, Chico Buarque, Dorival Caymmi, e, mais recentemente, o resgate da obra de Noel Rosa, Adoniran Barbosa, Luiz Melodia, Roberto Carlos, Sidney Miller e Dolores Duran.
(2) Incentivar a música popular de Brasília, em especial a divulgação da obra do poeta e compositor Nestor Kirjner, que exerce no Coral a função de Diretor Musical desde sua fundação.
(3) Levar um pouco de música e alegria àqueles que mais precisam de conforto, consolo ou incentivo, com um trabalho voltado principalmente para idosos e pessoas enfermas.
C. Trajetória:
Ao longo desses dez anos, além do trabalho social que realiza em asilos e hospitais, o Coral Alegria apresentou-se nos mais diversos ambientes culturais de Brasília, como, por exemplo, Sala Martins Pena do Teatro Nacional, Câmara dos Deputados, Câmara Distrital, Biblioteca Nacional, Biblioteca Demonstrativa de Brasília, Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, Escola de Música de Brasília, Shoppings Casa Park, Pátio Brasil, Conjunto Nacional e Venâncio 2000, Espaço Cultural Renato Russo, UniCeub, Centro de Ensino Paulo Freire, dentre muitos outros. Os maiores destaques dessa trajetória foram: (1) a participação na abertura (Museu da República) e fechamento (Memorial JK) das comemorações alusivas ao Cinquentenário de Brasília; e (2) a designação como Coral Oficial de quatro importantes entidades literárias da cidade, a saber: Academia de Letras do Brasil – Seccional DF; Academia de Letras de Brasília; Sindicato dos Escritores do Distrito Federal; e Casa do Poeta Brasileiro - Seção Brasília.
D. Músicos responsáveis:
Direção e Regência: profa. Ana Boccucci,
registrada na Ordem dos Músicos do Brasil sob o número 7727, do Distrito Federal. Telefones de contato: 9661-8201 ou 7812-7892 (celulares) ou 3273-5677 (residência). E-mail: anaboccucci@yahoo.com.br
Direção Musical: prof. Nestor Kirjner,
registrado na Ordem dos Músicos do Brasil sob o número 1901, do Distrito Federal. Telefones de contato: 8111-9974(celular) ou 3248-4054 (residência). E-mail: nestorkirjner@terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário